quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Unidade Temática: Construção da identidade e a relação com o outro

A relação entre a construção da identidade e a relação com o outro parece sofrer uma mudança nos tempos modernos, o que se verifica é opção dos indivíduos sociais pela exclusão, pela proteção contra as pessoas, entre as respostas para esse efeito: o egoísmo, ou seja, esqueceram-se do convívio social, alias muito pior que isso, hoje ele é visto como um problema na formação da identidade.
O que se vê na realidade é o controle das ações humanas pela economia. As pessoas estreitaram sua relação com o trabalho, pior que isso, deixaram de lado o contato com os outros, o efeito dessa escolha é a perda de conhecimento oriundo da troca das experiências.
Essa nova realidade quebra com o principal fundamento de identidade, ou seja, o modo de pensar característico, as experiências que se transformam em uma totalidade, além de tirar desse conceito seu caráter dinâmico que apesar de sua constante transformação ainda é continuo nos tornando únicos.
De qualquer maneira não podemos nos esquecer que nos tornamos únicos justamente por causa da relação com o outro, esse contato nos fornece respaldo. Enfim, o que nos “faz” seres humanos é o sentido social do contato com os outros indivíduos, além da formação dos laços.*
O outro, também, é responsável por garantir a existência do individuo, visto que comprova a existência daquilo que cada um é, esse processo se desenvolve pelo fato de o outro ser aquele que mexe com as nossas incertezas, pelo outro causar o preconceito, não por aquilo que esta nele, mas sim pelo o que não esta em nós.
Todo esse processo de competição com outro cria crises de identidade e gera mudanças naquilo que determinamos em algum momento que éramos afinal o olhar do outro, sua existência nos ajudam a enxergar aquilo que somos, definitivamente não somos bons observadores de nós mesmos.

*O filme “Naufrago” é uma boa demonstração da luta do individuo para não esquecer suas referencias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário